Menu

Matrículas

O processo de matrículas em disciplinas é composto por diversas etapas, e é importante que o aluno as conheça, para otimizar a sua grade horária. Essas etapas são sempre controladas pelo calendário acadêmico do ano vigente, que pode ser verificado na própria página do nosso curso https://engprod.ufpr.br/documentos/. As etapas são as seguintes (junto a um print de como elas foram definidas no calendário de 2006)

  1. Solicitação de matrícula pelo aluno

2. Processamento de matrículas pelo sistema

    3. Primeiro ajuste de matrículas, pelos alunos

    4. Processamento do ajuste de matrículas pelo sistema

    5. Ajustes de matrículas pelas coordenações de curso.

    ENTENDENDO AS ETAPAS

    Em um primeiro momento, os alunos podem solicitar matrículas em disciplinas diretamente pelo SIGA (1Solicitação de matrícula pelo aluno). Essa solicitação não garante a matrícula, mas sim a sua intenção de cursar a disciplina. O algoritmo do SIGA não segue uma regra de prioridade para matrículas baseada simplesmente em “ordem cronológica de requerimento” – quem pedir primeiro a vaga consegue. Vários fatores são levados em consideração para calcular essa prioridade, com: período atual do aluno, se ele já cancelou a disciplina em outros semestres, IRA, dentre outros. Assim, no período de 2 – Processamento de matrículas pelo sistema esse algoritmo é executado e de fato, após as ponderações, os alunos são ou não matriculados nas disciplinas.

    Nessa primeira rodada, então, o aluno já sabe se as suas primeiras opções poderão ser levadas adiante. No entanto, pode acontecer de ele não ter conseguido a matrícula em alguma disciplina – ou ainda optar por fazer algum cancelamento – ou seja, o número de vagas das turmas ainda está mudando. Para isso temos o 3 – Primeiro ajuste de matrículas, pelos alunos. Neste período ele pode revisar as suas escolhas , com base nas matrículas que de fato conseguiu realizar na etapa passada – ou seja, novamente pode requerer inserções ou remoções em turmas.

    Após isso, novamente o algoritmo é ativado para calcular as prioridades das novas requisições, na etapa 4Processamento do ajuste de matrículas pelo sistema. Após esse segundo processamento o aluno novamente pode ter sua grade alterada.

    A partir deste momento, o aluno não consegue mais realizar alterações pelo SIGA, sendo que a única opção é a alteração pela Coordenação (5 – ajustes de matrículas pela coordenação do curso). Esse processo, por ter muitas variações, será explicado abaixo.

    AJUSTES PELA COORDENAÇÃO

    Neste período, a coordenação de cada curso consegue realizar/cancelar matrículas, bem como aumentar/reduzir vagas de disciplinas do próprio curso. Cada coordenação estipula uma janela de tempo em que aceitará os pedidos dos alunos, bem como a forma como será feito. Na gestão atual do nosso curso fazemos os ajustes via FORMS, que é enviado pelo CAEP.

    No entanto, como mencionado, a coordenação de cada curso só consegue aumentar o número de vagas para as disciplinas de seu próprio departamento. Vamos considerar dois casos:

    1. Você quer se matricular na disciplina de Cálculo ofertada por outro departamento, e não tem mais vagas: nesse caso você deve primeiro entrar em contato com o professor que ministra a disciplina, para verificar se ele aceita que mais vagas sejam criadas. Se ele aceitar, você deve entrar em contato com o coordenador do curso que a ofertou e dizer que o professor concordou em abrir mais vagas. Com isso o coordenador do outro curso abre mais vagas, e finalmente você conversa com a nossa coordenação, para que a sua matrícula seja efetuada. Note que durante o período entre a vaga ser aberta e a conversa com o coordenador do seu curso, a vaga (que você tanto batalhou) ficou aberta para todos os curso verem! Ou seja, se você não for rápido, outro aluno pode entrar no seu lugar – o sistema não permite “travar” uma vaga por nome, por exemplo. É uma batalha de todos contra todos…
    2. Você quer se matricular em uma disciplina do nosso curso, porém na há mais vagas: como é uma disciplina nossa, temos mais flexibilidade: a coordenação consegue aumentar as vagas e realizar a matrícula. Neste caso, basta perguntar para o professor que ministra a disciplina se ele aceita um aumento no número de vagas ou não.

    Mas tudo isso deve ser feito após você preencher a planilha, e ter um retorno negativo. Por exemplo, você preenche que quer se matricular em Cálculo I com ENG. MECANICA: a coordenação vai tentar realizar a matrícula, caso não consiga, você será avisado. Após isso você pode começar o processo descrito acima de conversar com o professor da disciplina e o coordenador do curso.

    Universidade Federal do Paraná
    Engenharia de Produção UFPR

    Rua Francisco H. dos Santos, nº. 210 - Centro Politécnico
    81531-980 | Curitiba |
    engprod@ufpr.br

    Universidade Federal do Paraná
    Engenharia de Produção UFPR

    Rua Francisco H. dos Santos, nº. 210 - Centro Politécnico
    81531-980 | Curitiba |
    engprod@ufpr.br


    Editora UFPR nas Redes Sociais


    Editora UFPR nas Redes Sociais