O curso de Engenharia de Produção da UFPR tem os seguintes parceiros internacionais:
Para mobilidade internacional:
Para o Brafitec edital vigente 10/2023: Université de Lorraine (TNCY), Telecom Physique Strasbourg (TPS), Université de Technologie de Troyes (UTT), École Nationale Supérieure des Mines de Nancy
Duplo diploma: acordo vigente de 2024-2028 com a Université de Technologie de Troyes (UTT)
Cada programa tem um edital específico de seleção, portanto os critérios podem ser variar de um edital para outro, mas de modo geral os principais requisitos estão relacionados a:
Um pouco sobre cada programa:
Mobilidade internacional: o programa de intercâmbio é uma ação realizada pela Universidade Federal do Paraná por meio dos acordos internacionais vigentes entre as instituições de ensino. O programa pode durar de seis meses a um ano, sendo realizado pelos alunos de cursos específicos de cada instituição parceira. Os editais acontecem todo semestre e são promovidos pela AUI (Agência UFPR Internacional). A seleção é realizada pela comissão de relações internacionais do setor de Tecnologia e podem existir bolsas de auxílio para os estudantes que obtiverem as primeiras colocações.
Para mais informações acesse: internacional.ufpr.br
Brafitec:
O que é:
O BRAFITEC (Brasil França Engenharia e Tecnologia) é um programa de cooperação entre o Brasil e a França, focado na área de engenharia. Este programa é fruto de uma parceria entre a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Brasil e a CDEFI (Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d’Ingénieurs) da França.
Seu objetivo principal:
O programa tem como objetivo principal promover a mobilidade internacional entre estudantes dos cursos de graduação de engenharias do Brasil/França, promovendo o vínculo entre as instituições parceiras e estimulando a troca de conhecimento.
O projeto:
O BRAFITEC é um projeto que deve ser proposto por instituições parceiras (brasileiras e francesas). O projeto é submetido a um edital CAPES que fará a seleção dos projetos. O projeto é uma ação entre instituições parceiras onde são apresentadas ações para promover a integração dos estudantes nas instituições em uma área de domínio da engenharia.
A vigência de um projeto aprovado em geral é de 2 anos, isso quer dizer que quando um curso possui um projeto Brafitec aprovado, aquele curso poderá participar dos editais de mobilidade promovidos pelos próximos dois anos em seu curso. Ao término do projeto, encerra-se o Brafitec e as instituições parceiras caso tenham ainda interesse podem em um novo edital CAPES fazer o mesmo procedimento: construir projeto, enviar para avaliação e torcer para ser aprovado.
A bolsa:
O projeto Brafitec contemplado dentro de um edital CAPES oferta bolsas de estudos para alunos brasileiros estudarem por 12 meses na França. A bolsa prevê: -Mensalidade; Auxílio deslocamento; Auxílio instalação e Seguro saúde.
Quem pode participar:
Os alunos dos cursos contemplados pelo projeto Brafitec vigente. Em geral, são criados editais para selecionar os alunos e os critérios são alinhados com as instituições parcerias e com a CAPES. De modo geral os critérios estão vinculados ao IRA (índice acadêmico), domínio da língua francesa e cv (atividades de pesquisa e extensão).
O último edital pode ser acessado aqui para se obter mais informações o edital mais recente do BRAFITEC
Para saber mais sobre o Brafitec: BRAFITEC/CAPES
No curso de Engenharia de Produção /UFPR
De 2024 há 2026 o curso tem um projeto Brafitec vigente. A professora colaboração é a Silvana Pereira Detro é o edital é o 10/2023.
Quando em geral os editais são abertos?
Quando o curso tem um projeto Brafitec aprovado a seleção ocorre em geral no início do ano (abril/maio), pois os nomes dos candidatos aprovados devem ser encaminhados a Capes até primeira semana de junho.
Como funciona o procedimento de inscrição e documentação?
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos, dentro dos prazos estabelecidos em Edital.
Mais informações acessar o portal BRAFITEC/CAPES
Duplo Diploma: acordo realizado entre instituições parceiras que confere ao estudante participante o diploma de ambas as instituições mediante ao cumprimento dos acordos estabelecidos. O estudante está apto a participar da seleção a partir do 6º período (terceiro ano) e deve participar de um processo seletivo que é realizado por meio de um edital. Cada edital possui seus critérios, sendo que a seleção ocorre de modo geral uma vez ao ano, no começo do ano letivo. A instituição que o curso de Engenharia de Produção da UFPR tem parceria é a UTT (Universidade de Tecnologia de Troyes).
Neste programa o aluno deve sair a partir do 6º período e cumprir todas as exigências estabelecidas no acordo. Estas estão vinculadas as: disciplinas, cargas horárias, estágio e trabalho de conclusão de curso.
Instituição parceira (UTT)- Université de technologie de Troyes
QUADRO RESUMO PARA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFPR
PROGRAMAS | Parceiros | Quando o aluno pode participar,do programa, de modo geral* | Possui Bolsa? |
MOBILIDADE INTERNACIONAL | Alemanha: University of Stuttgart, Technische Universität München, Technische Hochschule Ingolstadt Argentina: Universidad Nacional de Córdoba Croácia: Sveučilište u Zagrebu (University of Zagreb) Espanha: Universidad de Sevilla, Universidad de Granada França: AgroParisTech – Institut des sciences et industries du vivant et de l’environnement Itália: Università di Pisa Japão: Tenri University, University of Soka, Kake Educational Institution México: El Colegio de Mexico Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Bragança Uruguai: Asociación de Universidades Grupo Montevideo (site da AUI, para mais informações atualizadas). | Entre o 6ª e 9ª período (Integralização curricular máxima de 90% do curso na saída para intercâmbio) | Não, para os primeiros colocados no programa há uma previsão de recurso financeiro, ver site AUI. |
BRAFITEC | Parceiros, conforme edital. O edital 10/2023 são: Université de Lorraine (TNCY), Telecom Physique Strasbourg (TPS), Université de Technologie de Troyes (UTT), École Nationale Supérieure des Mines de Nancy | Entre o 6ª e 9ª período | Sim, verificar edital vigente. |
DUPLO DIPLOMA | UTT- duração de 2 anos | Entre o 6ª e 9ª período | Não, mas o aluno pode tentar a bolsa do programa Brafitec por um ano. |
* Cada edital pode ser sua exigência, portanto esse critério nem sempre é o mesmo.