Menu

Obrigatório 2007

O estágio é uma atividade curricular obrigatória e não obrigatória para o Curso de Engenharia de Produção, visando o aprimoramento técnico-científico do aluno e sua formação profissional. O estágio tem como objetivo a análise e solução de problemas reais em situações relacionadas ao curso, aplicando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas disciplinas do currículo.

Abaixo segue um fluxograma referente ao estágio obrigatório:

OBSERVAÇÕES:

  1. * A ordem das assinaturas é: primeiro o estudante assina, em seguida o contratante e depois o aluno encaminha para o professor assinar. Com essas três assinaturas o aluno deve encaminhar o contrato para a coordenação via email.
  2. ** Mudanças de cláusulas do contrato ou termo de estágio. Caso o aluno ou a empresa contratante precisem fazer modificações relacionadas a turno de trabalho, remuneração, atividades a serem desenvolvidas ou mudanças de duração do estágio o aluno deverá preencher um termo aditivo e reencaminhar o termo a coordenação.
  3. Para iniciar o estágio o aluno deve preencher o termo, também chamado de “contrato” de estágio, este pode ser: um modelo proveniente da empresa contratante, ou de um convênio que a empresa tem com o CIEE, por exemplo, ou ainda o aluno pode usar o termo da UFPR.
  4. Ler Regimento interno de estágio PPC 2006 do curso de Engenharia de Produção
  5. Os principais formulários provenientes da UFPR e da COAFE estão neste link.
  6. O estágio obrigatório deve ser feito a partir do 7ª período
  7. O aluno deve escolher um professor orientador do DEP. Os professores têm até 6 vagas de orientações por semestre.
  8. O aluno junto com a empresa contratante vai definir suas atividades na empresa contratante.
  9. Atenção quanto a ordem das assinaturas do contrato de estágio, depois de definir as atividades a serem realizadas, o aluno assina o contrato, em seguida, a empresa. Depois, o aluno encaminha este documento ao seu orientador DEP para assinatura. Somente com todas as assinaturas coletadas é que o processo é encaminhado a COE.
  10. COE – Comissão de orientação de estágio. Verifica o contrato de estágio e faz a assinatura. Por fim, o coordenador do curso também faz a assinatura.

Atenção para algumas informações importantes para o preenchimento do contrato de estágio:

a. A data de início não pode ser retroativa, então o aluno precisa se organizar. Recomendamos encaminhar o contrato de estágio a coordenação com 10 dias de antecedência.

b. A data de início e fim de estágio tem que seguir o calendário acadêmico letivo.

c. O supervisor de estágio da empresa deve ter formação superior.

d. O estágio tem que obrigatoriamente fechar as horas mínimas.

e. Com a assinatura do coordenador do curso, o contrato é encaminhado a COAFE, por meio do processo SEI, que é responsável por DEFERIR os processos de estágio. Somente com o documento de DEFERIMENTO, documento este que a coordenação encaminha por email ao aluno é que ele poderá iniciar suas atividades.

  1. O tramite é efetuado por email via coordenação (coord.engprod@ufpr.br) e pelo processo SEI (sistema de informação da UFPR). O aluno encaminha a documentação por email e a coordenação abre o processo SEI e encaminha aos alunos todas as informações a partir do email. Fiquem atentos!
  2. Encerramento do estágio: a cada 6 meses e ao final das atividades de estágio o aluno deverá preencher o relatório de estágio COAFE (Y) e encaminhar a coordenação para ser inserido no seu processo SEI. Este documento deve ser apresentado a coordenação do curso quando o estudante solicitar prorrogação de prazo via Termo Aditivo (Relatório de Estágio). Somente com esse documento é que a COAFE emite o certificado de conclusão do estágio.
  3. Além deste relatório de estágio COAFE o aluno deve ainda preencher o forms de avaliação da coordenação (Z) , este quem preenche: o aluno, o supervisor e o orientador DEP.
  4. Por fim, o aluno deve gerar um relatório de estágio (X) (conforme modelo UFPR (https://bibliotecas.ufpr.br/2022/02/novo-manual-de-normas-da-ufpr/) e encaminhar ao seu orientador DEP. O professor fará a leitura do documento e lançará a nota do aluno SIGA até a data limite do semestre letivo. Portanto tudo isso deve acontecer durante o calendário acadêmico vigente.
  5. Para mudança de modalidade de estágio obrigatório para não obrigatório ver fluxograma de estágio não obrigatório.
  6. Link do Regulamento de Estágio.
  7. Regimento interno de estágio PPC 2006 do curso de Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Paraná
Engenharia de Produção UFPR

Rua Francisco H. dos Santos, nº. 210 - Centro Politécnico
81531-980 | Curitiba |
engprod@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Engenharia de Produção UFPR

Rua Francisco H. dos Santos, nº. 210 - Centro Politécnico
81531-980 | Curitiba |
engprod@ufpr.br


Editora UFPR nas Redes Sociais


Editora UFPR nas Redes Sociais